Rock and Roll é o nome de um estilo musical. Esse nome veio da expressão “Rocking and Rolling” que quer dizer “Balançar e Rolar”, essa expressão podia significar “Dançar” ou “Fazer sexo”.
Esta expressão quer designar um conjunto de estilos musicais surgidos a partir dos anos 40 nos Estados Unidos. O rock’n’roll foi um dos mais importantes veículos da cultura ocidental no mundo. O rock está ligado com a consciência por parte dos intérpretes e públicos, que utilizam a música como forma de expressão.
Depois do sucesso de Bill Hayley, as pessoas começaram a pontar Elvis Presley como o maior representante do gênero musical e como “Rei do Rock”. Esse novo estilo musical se espalhou rapidamente no UK, onde existia uma situação social próxima da dos EUA. Em finais dos anos 50, os rock stars americanos tiveram grande sucesso. Nessa altura, o grupo britânico de mais sucesso foi The Shadows.
1962 foi um ano importante para a história do rock, quando foi editado o primeiro disco dos The Beatles “Please Please Me”, seguido logo depois do primeiro LP “Twist and Shout“. O sucesso mundial do quarteto de Liverpool fez da Inglaterra o grande produtor de rock. Alguns dos grupos mais famosos que surgiram nessa época foram: The Beatles, The Rolling Stones, The Kinks, e The Who.
Na Califórnia, apareceu o pop rock no seio de uma sociedade marcada pelo pacifismo. Na segunda metade da década de 60, essas tendências foram se perdendo graças a artistas como Janis Joplin, Jimi Hendrix, Frank Zappa, Rod Stewart, Simon and Garfunkel e The Doors, essa foi uma época de grandes shows para multidões (Woodstock, Wight).
A fase de “maturidade” do rock chegou nos anos 70, onde antigos grupos se consolidaram e surgiram solistas de grupos como Lou Reed e Neil Young. Nessa altura, o rock sinfônico prosperou e deu ao rock uma elaboração e grandiosidade próprias da música clássica. Foi a época dos Pink Floyd, Genesis, Emerson Lake and Palmer, Yes, etc. Surgiu também o hard rock, cujas composições se davam num som forte, contundente e desenfreado: Deep Purple, Black Sabbath e – particularmente minha favorita – Led Zeppelin.
E o glam rock, que revelou uma ambiguidade sexual como nova estética, através de David Bowie e Marc Bolan.
Espero que vocês tenham gostado e venham ler meus posts com frequência!